Trilha Lagoinha do Leste

Brasileiros, Uruguaios, Americanos, Bolivianos e Peruanos… todos em busca de um só objetivo.. chegar à Lagoinha do Leste com o My Friend in Floripa!!

Prontos pra Trilha! Praia da Armação - Ponto de Partida

Prontos pra Trilha! Praia da Armação – Ponto de Partida

Através de caminhada de mais de 2 horas, fizemos a trilha do Matadeiro em direção à linda praia deserta da Lagoinha do Leste.

O dia iniciou com chuva, mas ainda assim o grupo insistiu e não desistiu de fazer a trilha e conhecer uma das mais belas praias de Florianópolis! E os agradecemos por isto, pois sem o sol escaldante a trilha foi puxada, imagina sob os 40°C de São Pedro!?

Passamos por belíssimas paisagens até chegar a praia e lá ficamos descansando e relaxando na Lagoinha até realizarmos a volta pelo Pântano do Sul.

Neste caminho, muito mais curto do que o caminho de ida, tivemos de vencer o cansaço para a árdua subida de um morro ingrime até um belo mirante, para depois descermos todo o caminho em direção ao Pântano do Sul, onde a Van estava no esperando!!

Belíssimo passeio, em belíssimas companhias!! O My Friend in Floripa teve mais uma vez o grande privilégio de passar um ótimo momento com novos amigos! =)

Segue abaixo algumas fotos de nosso passeio, além de um pouco mais da história do local.

logoDiana Vieira –My Friend in Floripa

Na Van, a caminho da ponto de partida

Na Van, a caminho da ponto de partida

IMG_8062

Na praia do Matadeiro

Na praia do Matadeiro

Praia do Matadeiro

Praia do Matadeiro

Trilheiros

Trilheiros

IMG_8067

"Take the breath away"

“Take the breath away”

IMG_8069 IMG_8070 IMG_8071 IMG_8072 IMG_8073

Lá de cima, avistamos a Praia da Lagoinha do Leste

Lá de cima, avistamos a Praia da Lagoinha do Leste

IMG_8075 IMG_8076

Voltando pelo trilha do Pântano do Sul

Voltando pelo trilha do Pântano do Sul

IMG_8078 IMG_8079 IMG_8080

Mirante do alto do Morro, em direção ao Pantano do Sul

Mirante do alto do Morro, em direção ao Pantano do Sul

Lagoinha do Leste

Praia, costões, lagoa, cachoeira e mata nativa. Esses ingredientes estão todos juntos na Lagoinha do Leste, que esconde seu encanto entre os morros do sul da Ilha de Santa Catarina. Um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, foi criado por lei em 1992 e compreende uma área de 453 hectares de beleza exuberante.

A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé. De carro é impossível, não há estrada. Pode-se também ir pelo mar, com desembarque precário por causa da rebentação – ou de helicóptero, um meio nada usual. Essa relativa dificuldade de acesso tem servido, ao longo do tempo, como escudo protetor do lugar. A caminhada dá pra suar a camisa, mas também não exige habilidades de alpinista e pode ser encarada sem sacrifício por quem gosta de estar junto da natureza.

A paisagem é de uma beleza alucinante, com ondas estouradas nas pedras lá embaixo, os olhos d`água brotando da terra e a discreta companhia dos habitantes locais: gaivotas, passarinhos, gaviões, pequenos roedores, lagartos e – muito raramente – cobras (se elas não forem incomodadas também não vão incomodar). Apesar da trilha ser relativamente segura, não custa repetir uma dica valiosa: preste atenção onde coloca os pés. A vegetação é rasteira e espinhosa, o que pode render alguns arranhões para os mais desatentos.

Toda a área do parque é classificada como de “preservação permanente” pela lei nº 3.701/92. É proibido o parcelamento do solo, a abertura ou prolongamento de vias e qualquer tipo de edificação, o uso de veículos automotores, caça de animais e coletas de plantas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s